Possuir um estacionamento pode parecer um negócio simples. Veículos entram e saem, enquanto os funcionários ou sistemas automatizados recebem o pagamento e operam cancelas ou portões. Essa visão simplista não chega nem perto da complexidade e riscos de responsabilidade assumidos pelos proprietários ou operadores desses locais, onde os veículos são guardados. Imagina esse cenário em uma garagem de condomínio, com os carros dos moradores estacionados. O seguro de responsabilidade civil garagista é a proteção ideal para as duas situações.
A modalidade de seguro protege o estacionamento contra danos a veículos de terceiros sob sua custódia, cobrindo perdas parciais ou totais, roubo, furto e outros eventos. É uma proteção obrigatória que preserva o patrimônio onde os veículos são guardados. Garante a indenização aos clientes, em casos de sinistros, além dos danos materiais aos veículos de terceiros, como colisão causada por um funcionário do condomínio, queda de objetos sobre os carros, alagamentos na garagem, incêndios, entre outros. Prejuízos causados por manobristas e funcionários do estacionamento.
As coberturas são essenciais para garantir a proteção financeira do condomínio. Em caso de sinistros, como colisões, incêndios ou furtos dentro do estacionamento, o seguro evita que o condomínio tenha que arcar com os prejuízos. Na responsabilidade legal, o condomínio pode ser responsabilizado judicialmente por danos causados aos veículos estacionados, e o seguro cobre indenizações, evitando processos longos e custosos. A segurança para os condôminos e visitantes, oferece tranquilidade para moradores e visitantes que deixam seus veículos na garagem, aumentando a credibilidade da administração condominial.
De acordo com Fernando Vieira, gestor da Vieira Corretora de Seguros no Rio de Janeiro, mesmo sendo um seguro obrigatório, a responsabilidade civil garagista garante o patrimônio dos proprietários dos veículos e do condomínio. “O seguro de responsabilidade civil garagista é uma cobertura importante na apólice de seguros de condomínios que possuem estacionamento, seja ele administrado pelo próprio condomínio ou terceirizado. E a cobertura protege contra eventuais danos causados a veículos de terceiros enquanto estão sob sua guarda. É altamente recomendada para condomínios com estacionamento próprio ou terceirizado, ao evitar que os gestores do local tenham que arcar com indenizações que podem ser muito elevadas”.
O seguro de responsabilidade civil garagista pode auxiliar o proprietário de um estacionamento privado ou a administração de um conjunto habitacional a evitar processos judiciais. A apólice de seguro pode ajudar a cobrir despesas judiciais, como também acordos ou sentenças onde os envolvidos são responsabilizados pelo juiz, a arcar com o prejuízo.
Fonte: CQCS
Link: Entenda como funciona o seguro de Responsabilidade Civil Garagista no Brasil