O surgimento de novos players e a redução na taxa de sinistralidade influenciaram no valor médio, segundo o Índice de Preços do Seguro de Automóvel (IPSA)
Empresa de tecnologia para o mercado de seguros, a TEx acaba de dvulgar os números de maio do IPSA — Índice de Preços de Seguro Automóvel. O estudo mostra que o índice geral do seguro auto teve uma redução de 1,8% em maio, alcançando 5,6% no acumulado. Nos últimos 12 meses, a redução foi de 15,2%. Clique aqui para acessar o estudo completo.
A entrada de novos players no mercado e a queda na taxa de sinistralidade influenciaram no valor médio do seguro, segundo Emir Zanatto, CEO da TEx. Em sua avaliação, a variação mensal reflete uma continuidade na tendência de queda dos preços. “A queda no índice de maio reflete o impacto positivo de uma menor taxa de sinistralidade nos últimos meses e a maior competitividade trazida por novos produtos e empresas”, explica.
O estudo destaca que a queda contínua na taxa de sinistralidade, com reduções mensais consecutivas de 1,7% e 3,4%, e uma queda anual de 11,1%, tem sido um fator crucial na precificação dos seguros. Além disso, a introdução de novos produtos alternativos mais acessíveis tem contribuído para a queda do IPSA.
Taxa de franquia do seguro auto
O IPSA traz a curva da participação obrigatória do segurado em eventos de colisão parcial (mais conhecida como franquiados últimos 13 meses. Essa taxa refere-se a um percentual do valor do veículo, sendo uma forma da seguradora controlar seus custos e, ao mesmo tempo, incentivar o cuidado do segurado com seu bem. “Atualmente, a maioria dos seguros contratados faz uso da franquia reduzida, uma alternativa em que o prêmio aumenta e a participação do segurado diminui, por isso ela é nosso foco aqui”.
O levantamento mostra que, após oito meses consecutivos em 5,1% e uma leve queda em abril (5,0%), o índice de franquia subiu novamente para 5,1% em maio de 2024, representando uma estabilidade após uma leve redução. “A curva da franquia não apresenta as mesmas oscilações do IPSA e suas variações são geralmente sutis e na mesma direção”, detalha Emir.
Seguindo o movimento do índice geral, todos os gêneros tiveram redução em maio, sendo que os homens pagaram em média 11,5% a mais que as mulheres. E quando acrescentamos o estado civil na análise do gênero, concluímos que mulheres solteiras pagaram 12,7% a mais que homens casados.
No comparativo por faixa etária, à exceção daquela entre 46 e 55 anos, todas as outras sofreram redução no último mês, com destaque para a de até 25 anos que diminuiu 6,1%.
Dados regionais e capitais
A região onde o segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro, pois interfere diretamente nas taxas de roubo e furto. “Em maio de 2024, pudemos observar que a região metropolitana do Rio de Janeiro pagou 6,6% do valor do carro em seguro, aproximadamente 74% mais caro em relação à região metropolitana de Belém, a mais barata do ranking, que pagou 3,8%”, destaca Emir.
Especificamente nas capitais analisadas, a Zona Leste de São Paulo apresentou o índice de seguro auto mais caro com 7,5%, sendo 63% mais caro que o índice da região central da capital paulista, que pagou 4,6%. Já no Rio de Janeiro, a Zona Norte (8,1%pagou quase 93% a mais que a Zona Sul carioca (4,2%).
Na capital mineira, regiões vizinhas apresentaram valores bem diferentes: na Zona Oeste o índice foi 5,2%, 53% maior que na Zona Sul, com a qual faz fronteira, que pagou 3,4%. Já Recife apresentou a menor distância entre extremos dentre as cidades contempladas: diferença de 40,5% entre as Zonas Sudoeste (5,9%e Noroeste (4,2%).
Em relação ao ranking dos carros mais cotados pelo TELEPORT, ferramenta mais usada pelas Corretoras de Seguros no País, o Chevrolet Onix se manteve na liderança com 5,5% do volume total, seguido novamente pelo Hyundai HB20 com 4,7%, Jeep Renegade com 3,4%, Nissan Kicks com 2,9%, e Honda HR-V com 2,7%.
O IPSA também traz uma análise de veículos híbridos, elétricos e à combustão com até dois anos de idade. O índice de veículos à diesel (4,4%superou em 10% o índice de veículos à gasolina (4,0%). Já nos veículos de propulsões alternativas, o índice dos híbridos caiu para 2,8%, sendo 24,3% menor que os de elétricos, com 3,7%.
Vale lembrar que o IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx e dividido em quatorze indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país, IPSA por gênero, IPSA por faixa etária, IPSA por estado civil, IPSA por população, IPSA por região, IPSA por idade do veículo, IPSA por tipo de Seguro, IPSA por valor da tabela Fipe, Ranking de mais Cotados por Combustíveis, Ranking de Carros Elétricos Mais Cotados, Ranking de Carros Híbridos mais Cotados, Comparativo do IPSA por Combustível, Ranking de carros mais cotados pelo TELEPORT, e agora com o Indicador de Valor de Franquia.
“A TEx é a empresa com maior volume de dados e maior penetração em Corretoras de Seguros do país. O IPSA reflete um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil”, finaliza Emir Zanatto, CEO da TEx.
Fonte: Seguro Nova Digital
Data: 12/06-/2024
Link: https://seguronovadigital.com.br/seguro-auto-queda-tendencia/