De acordo com o relatório Síntese Mensal da SUSEP a sinistralidade nos seguros de danos em maio de 2024 foi de 66,1%. O mesmo indicador referente a abril, mês anterior a ocorrência da catástrofe climática no estado, foi de 42,1%. E o reflexo acentuado do aumento de sinistros foi notado por corretores de seguros que passaram a atender grande volume de clientes que tiveram seus veículos, empresas e/ou residências afetados pelas enchentes. A rotina profissional da corretora Liliane Machidonschi, que reside em Canoas, serve de exemplo para que seja compreendida a real dimensão do que aconteceu na região. Na época das inundações ela teve o maior volume de atendimentos a sinistros de toda sua trajetória profissional.
Com 27 anos de atividade no segmento, Liliane é proprietária de duas empresas no setor de seguros, a Maschi Corretora, em Canoas, e a Prosperita Corretora, que comercializa seguros em agências bancárias nas cidades de Nova Santa Rita, Taquari, Triunfo e Canoas. No mês de maio a experiente profissional precisou atender a mais de 500 sinistros, todos decorrentes das inundações. Para prestar atendimento a enorme demanda foi necessário o trabalho exclusivo de uma funcionária. Quem exerceu essa função foi a colaboradora da Maschi Corretora, Siélly Rodrigues, e a própria Liliane também atuou intensamente na mesma função. “Em toda minha carreira no ramo de seguros esse foi o pior momento. Convivemos com algo coletivo e que aconteceu nas principais cidades em que eu atuo. Felizmente a internet ajudou, na medida que facilitava os processos. Inicialmente as Seguradoras flexibilizaram questões operacionais e conseguimos dar andamento ao nosso trabalho com velocidade”, recorda a corretora.
A mesma enchente que foi devastadora para a sociedade e afetou o setor de seguros, também modificou completamente a rotina diária da Maschi Corretora. Embora a estrutura física da empresa de Liliane e grande parte de sua família não tenham sido atingidos pelas águas, ela envolveu-se de diferentes maneiras no auxílio a quem foi afetado. No dia em que houve a enchente seu marido estava de aniversário, mas o casal deixou de lado a comemoração e foi até o viaduto do bairro canoense Mathias Velho para auxiliar quem estava desalojado. “Não tivemos nem tempo de pensar e imediatamente começamos a procurar pessoas que estavam desparecidas”, recorda. Alguns colaboradores de sua empresa precisaram abandonar as próprias casas por causa da enchente e o pai do filho mais velho de Liliane teve sua residência inundada: “diante desse fato, meu escritório virou albergue durante um mês e eu tive que solicitar aos meus funcionários que eles passassem a trabalhar em home office”.
Liliane, Siélly e os demais colaboradores da corretora desempenharam um papel crucial aos segurados. O trabalho ágil e incansável de assistência, orientação e intermediação com as seguradoras foi de grande importância para os clientes que tiveram sinistros causados por uma devastadora catástrofe climática.
Fonte: CQCS
Data: 06/09/2024
Link: Corretora de Seguros atendeu a 500 sinistros decorrentes das enchentes
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