O mercado segurador no Brasil vem apresentando um crescimento substancial nos últimos anos, sendo que o aumento mais significativo foi o de seguros automotivos. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), no primeiro semestre o setor de seguros arrecadou cerca de R$ 209,58 bilhões, representando uma alta de 15,3% em relação ao mesmo período de 2023. Já a arrecadação do seguro auto foi de R$ 22,68 bilhões apenas considerando os 5 primeiros meses de 2024, valor 2,2% superior ao do mesmo período do ano passado.
Nos últimos anos, a i4pro, empresa líder em soluções de tecnologia para o mercado segurador,
também registrou um crescimento no seu número de clientes voltados ao seguro automotivo,
com um aumento em torno de 50%, o que demonstra um interesse maior das seguradoras
pelo seguro de automóveis.
Para Rodrigo Orlandini, diretor de produtos da empresa, esse movimento destaca a resiliência e a vitalidade do mercado mesmo após um contexto desafiador, como a crise sanitária causada pela pandemia de covid-19, além de mostrar um movimento de mudança por parte das seguradoras. “Pudemos observar que o mercado segurador era muito concentrado em apenas algumas companhias, principalmente as de grande porte. Porém, nos últimos anos, as seguradoras de médio e pequeno porte estão mais presentes nos seguros de automóveis, o que impacta diretamente na contração de serviços tecnológicos para gerenciamento dessas demandas”, explica Orlandini.
Entre os fatores que estão permitindo esse crescimento, principalmente entre as pequenas e
médias seguradoras, destacam-se:
Inovações tecnológicas: a introdução de tecnologias inovadoras, como telemetria, serviços em nuvem e análise de dados, tem desempenhado um papel fundamental no setor de seguros automotivos. As empresas têm soluções avançadas para avaliar com mais precisão o risco, personalizar as políticas de acordo com o perfil do seguro e fornecer uma experiência mais eficiente e customizadas aos clientes. Nesse sentido, o seguro de automóvel já pode ser contratado pela internet ou pelo aplicativo, por exemplo. A avaliação pode ser feita com o envio de fotos, que são analisadas pela Inteligência Artificial. Por meio de um CEP, já é possível ter uma ideia se em uma região é mais propensa a situações de riscos, como assaltos, por exemplo.
Serviços diversificados: as seguradoras passaram a oferecer diversos modelos de serviços, como os intermitentes, que são acionados apenas quando o cliente sai da sua residência. Além disso, as insurtechs trazem outras possibilidades para esse segmento, como cobranças proporcionais, utilizando sistemas com rastreador e o uso de aplicativos, cobrando apenas um proporcional do que foi usado.
Maior conscientização sobre segurança: a ênfase crescente na segurança veicular e as campanhas educativas têm contribuído para uma mudança positiva no comportamento dos consumidores. A percepção da importância de medidas preventivas tem incentivado mais proprietários de veículos a buscarem cobertura de seguro abrangente.
Parcerias estratégicas impulsionaram a competitividade: o setor de seguros de automóveis tem testemunhado um aumento nas parcerias estratégicas entre seguradoras e fabricantes de automóveis. Essas colaborações têm como objetivo oferecer pacotes de seguros integrados, que podem incluir benefícios exclusivos e descontos para proprietários de veículos de determinadas marcas.
Perspectivas para o restante do ano
Para Orlandini, o crescimento no setor de seguros de automóveis continuará, principalmente para atender às expectativas crescentes dos consumidores, promovendo ao mesmo tempo a importância da proteção veicular.
“Este movimento reflete não apenas a modernidade do mercado, mas também a capacidade adaptativa das empresas diante de desafios em constante evolução. Acreditamos que esse impulso positivo continuará a fortalecer o setor e a fornecer soluções de seguros automotivos cada vez mais abrangentes e eficazes”, finaliza o executivo.
Fonte: CQCS
Data: 16/10/2024
Link: Seguros de automóveis têm ganhado cada vez mais destaque no mercado segurador